A Polícia Civil do Rio Grande do Sul apreendeu, em Montenegro, na quarta-feira (27), a maior carga de crack já encontrada em uma única vez na história da corporação. A droga estava escondida dentro de um caminhão que transportava arroz.
No entanto, o veículo já era monitorado há pelo menos dois meses por agentes da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí, que encontraram 123 quilos de crack e 59 quilos de cocaína.
— Crack é uma droga difícil de ser apreendida porque é vendida em pequenas quantidades — destacou o chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Sodré.
Os detalhes da operação ainda são mantidos em sigilo para não atrapalhar a sequência da investigação. No momento da abordagem, um casal foi preso em flagrante, o motorista do caminhão e a esposa dele, mas a polícia ainda busca identificar as lideranças e os responsáveis pela droga.
Conforme a investigação, a droga vinha de fora do país - Bolívia e Paraguai - até uma cidade do Norte do RS. De lá, era transportada via terrestre até Canoas, onde ocorreria a distribuição por cidades da Região Metropolitana.
— Nesses dois meses ele (motorista) fez duas vezes esse mesmo itinerário que foi feito ontem. Como ele realizou esse mesmo itinerário conhecido da investigação, nós nos deslocamos e conseguimos interceptar o caminhão — afirmou o delegado Joel Wagner, da 2ª Delegacia de Polícia de Gravataí.
Ainda segundo a polícia, o casal tinha conhecimento da droga e era membro de uma facção criminosa, apesar de não possuírem antecedentes criminais por tráfico de drogas.