O Rio Grande do Sul ainda tem pouco mais de 246 mil clientes sem energia elétrica, mais de 24 horas após a tempestade que atingou o Estado, na madrugada de quinta-feira (21). Na área da CEEE Equatorial, são 195.398 pontos sem luz, segundo dados divulgados ao meio-dia pela companhia. Já a RGE informou, em balanço do mesmo horário, que ainda haviam 51 mil clientes desabastecidos.
Em nota, o presidente da CEEE Equatorial, Riberto Barbanera, informou que "mais de 2,5 mil técnicos estão trabalhando para restabelecer a normalidade o mais rápido possível". Na Região Metropolitana, são 75.528 clientes ainda sem energia. Em Porto Alegre, são 20.802 pontos com falta de luz.
Na área de concessão da RGE, os municípios mais afetados são Santo Ângelo, Santana do Livramento, São Gabriel, Canoas, São Francisco de Assis e Gravataí.
Na quinta-feira, o número de unidades sem energia elétrica no Estado chegou a 1,152 milhão, o segundo maior dos últimos 10 anos, levando em conta eventos climáticos de relevante magnitude que afetaram o Estado.
Em janeiro deste ano, 1,3 milhão de clientes ficaram sem luz, alguns por mais de 10 dias. Este foi o pico da falta de energia em razão da tempestade que atingiu o Rio Grande do Sul no dia 16, e derrubou árvores, postes, destelhou casas e alagou ruas, sobretudo na Capital e Região Metropolitana.