Com produção de 900 milhões de litros de biodiesel por ano, o Grupo Potencial estreia como distribuidora de posto de combustível de Porto Alegre. A empresa, agora, é parceira do Posto Dioga, na Avenida Wenceslau Escobar.
O Grupo Potencial atua no Rio Grande do Sul há 20 anos, com presença em 27 municípios e cerca de 400 clientes ativos. A base para operação da marca na região fica em Esteio. Segundo o vice-presidente do Grupo Potencial, Carlos Eduardo Hammerschmidt, a expansão para a capital gaúcha é essencial para o fortalecimento da atuação no Estado.
— Sabemos que o gaúcho tem uma sinergia com a Potencial, porque é uma empresa 100% familiar. O gaúcho gosta dessa proximidade, faz parte da cultura, e a Potencial tem isso em sua essência. Começou com o meu avô, em 1954. Segunda geração, meu pai, em 1994. Agora estamos na terceira geração — afirma.
Além do Rio Grande do Sul, a empresa distribui combustível para postos em outros Estados das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste. A matriz fica no Paraná, onde investiu cerca de R$ 1,7 bilhão para adquirir uma esmagadora de soja usada na produção de biodiesel.
A rede recebe insumos de 25 mil famílias da agricultura familiar. Para distribuir os produtos, a marca tem como parte da frota o primeiro caminhão movido a biodiesel do Brasil. O combustível renovável e biodegradável garante aos veículos uma redução de 95% da emissão de dióxido de carbono (CO2).