A chegada de uma frente fria deverá causar chuvas fortes com risco de alagamentos e vendavais em todo o Rio Grande do Sul. O alerta foi feito nesta terça-feira (19) pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
A previsão indica que a instabilidade deve ser registrada com maior intensidade a partir desta quarta-feira (20), atingindo o pior momento na madrugada de quinta-feira (21). A projeção é que, em boa parte das regiões, tenha chuva forte concentrada por um período de cinco a seis horas, devendo passar dos 70 milímetros em média.
Em entrevista ao Gaúcha Atualidade, o meteorologista Marcelo Schneider afirmou que o fenômeno será decorrente de um choque de massas de ar frio e quente.
— A gente vai ter uma troca de massa de ar: uma frente fria deve passar rapidamente pelo estado do Rio Grande do Sul e esse ar mais frio que vem da Argentina vai cruzar todo Uruguai. Vai se chocar com essa massa de ar quente e úmida que permanece durante a quarta-feira — explica.
O Instituto já emitiu um alerta de perigo, válido até o final desta terça, para chuvas fortes na região noroeste do estado. O restante do território gaúcho está em perigo potencial, com risco de chuvas com volume de até 30 milímetros por hora e rajadas de vento de até 30 km/h.