As quadras de vôlei de praia, beach tennis, futevôlei e a pracinha de areia do trecho 3 da orla do Guaíba, em Porto Alegre, serão liberadas novamente para uso do público a partir deste sábado (9). Após as enchentes que atingiram a Capital no segundo semestre de 2023, foi identificada contaminação da areia pelo verme Strongyloides stercoralis e por ovos de Taenia sp, o que motivou a interdição temporária.
Agora, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), recebeu novo laudo da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), que mostrou condições para o retorno das atividades. Os estudos foram realizados por quatro laboratórios de diferentes áreas da instituição de Ensino Superior. As análises foram feitas nas quadras 10 (futebol de areia), 19 e 26 (vôlei de praia, futevôlei e beach tennis).
Em comparação com o levantamento anterior, as amostras coletadas não apresentaram larvas de Strongyloides stercoralis e ovos de Taenia sp em nenhuma das quadras onde houve a primeira coleta.
Além disso, o estudo também não sinalizou risco à saúde em relação à presença no local de coliformes totais, Escherichia coli ou bactérias mesófilas aeróbias.
A avaliação é que as quadras passaram por um processo de descontaminação natural. Antes de se chegar a esse resultado, cogitou-se a substituição da areia dos espaços ou a aplicação de produtos químicos para matar os parasitas e vermes, o que acabou não sendo necessário.