Pelo menos 17 pessoas morreram e 12 ficaram feridas nesta quarta-feira (28), quando dois ônibus colidiram em uma estrada no noroeste de Honduras, informaram os bombeiros.
O acidente aconteceu madrugada, perto da comunidade de San Juan de Opoa, na rodovia que vai de Santa Rosa de Copán ao município de Gracias, cerca de 220 km a noroeste de Tegucigalpa.
— Aqui no local há 15 mortos, 14 feridos foram transferidos para o Hospital Ocidental (em Santa Rosa de Copán) e dos 14 confirmamos que dois morreram — disse o capitão dos bombeiros, Abdul Orellana.
Inicialmente, o oficial havia dito à imprensa que havia de "15 a 16 mortos", mas esclareceu que se tratava de "informação preliminar".
Segundo o bombeiro, um dos ônibus viajava sem passageiros em direção ao centro do país, depois de deixar migrantes na fronteira com a Guatemala, e o outro, cheio de passageiros, seguia em direção a Santa Rosa de Copán.
O ônibus vazio era maior do que o que transportava passageiros. Os feridos foram levados para um hospital em Santa Rosa de Copán.
Na área do acidente, há montanhas de pinheiros, e o percurso, com uma faixa em cada sentido, tem muitas curvas, subidas e descidas.
Os acidentes de trânsito são a segunda maior causa de morte em Honduras, depois dos homicídios, de acordo com dados oficiais.