noticias931 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Projeto busca indenização por falta de luz no RS, mas esbarra na Constituição

Proposta da deputada Adriana Lara prevê deduções automáticas na conta de usuários atingidos, mas concessão federal garante à União o interesse predominante da matéria

Publicada em 14/02/2024 às 09:54h

correio do povo


Compartilhe
Compartilhar a noticia Projeto busca indenização por falta de luz no RS, mas esbarra na Constituição  Compartilhar a noticia Projeto busca indenização por falta de luz no RS, mas esbarra na Constituição  Compartilhar a noticia Projeto busca indenização por falta de luz no RS, mas esbarra na Constituição

Link da Notícia:
Marina
cresol

Projeto busca indenização por falta de luz no RS, mas esbarra na Constituição
Falta de luz virou problema prolongado no RS após temporais | Foto: Maria Eduarda Fortes  (Foto: foto reprodução)

As constantes falhas nos serviços de distribuição de energia, provocadas principalmente durante temporais no RS, como o que chegou a deixar 1,1 milhão de economias sem luz em janeiro, seguem provocando reações na Assembleia Legislativa. Entre os projetos protocolados nos primeiros dias do ano legislativo está o PL 11, da deputada Adriana Lara (PL), que defende cobranças automáticas de multas para quem ficar a partir de 24 horas sem luz. No entanto, a proposta pode esbarrar na Constituição Federal.

Na justificativa do projeto, a deputada diz que a proposta busca “garantir uma compensação justa aos consumidores pelos períodos de interrupção, incentivando as distribuidoras de energia elétrica a investirem em melhorias na qualidade do serviço prestado e a priorizarem a manutenção preventiva de suas redes, contribuindo também para a inovação técnica na área, na busca por evitar prejuízos financeiros”.

“É um projeto que já tramita também no Rio de Janeiro, porque a concessionária lá também não é das melhores. Trouxemos para cá, protocolamos, vou discutir com meus pares, certamente vai sofrer emendas e alterações, mas é um instrumento de pressão para a empresa”, afirmou Adriana, em participação no programa Esfera Pública, da Rádio Guaíba, na semana passada.

O texto prevê indenização de 10% do valor da fatura no período afetado em casos de falta de luz de 24 a 48 horas, de 30% para períodos de 48 a 72 horas e de 50% acima deste tempo sem energia elétrica no RS.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236203
Usuários Online: 40
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!