noticias979 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS

Em sítio arqueológico de Rosário do Sul, pesquisadores da Unipampa descobriram fóssil de anfíbio anterior aos dinossauros. Espécie semelhante só havia na Rússia. Novo achado pode colocar em xeque o que se sabe sobre a teoria da Pangeia, diz paleontól

Publicada em 23/01/2024 às 16:23h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS  Compartilhar a noticia Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS  Compartilhar a noticia Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS

Link da Notícia:
Marina
cresol

Fóssil de anfíbio gigante mais antigo que os dinossauros é encontrado em fazenda do RS
Reconstituição digital do anfíbio gigante Kwatisuchus rosai em seu hábitat ? Foto: Divulgação / Márcio Castro  (Foto: foto reprodução)

Em rochas de uma fazenda na área rural do município de Rosário do Sul, na Fronteira Oeste do estado, foi encontrado um fóssil do crânio de uma espécie de anfíbio gigante, identificado como "mais antigo que os dinossauros", conforme análise de pesquisadores do Laboratório de Paleobiologia do Campus São Gabriel da Universidade Federal do Pampa (Unipampa) envolvidos na descoberta.

O achado paleontológico, segundo estudiosos, destaca uma possível conexão entre a fauna do pampa gaúcho e a da Rússia, o que pode colocar à prova o que se sabe sobre o ecossistema da época da Pangeia.

O grupo localizou a ossatura em agosto de 2022. Somente após uma recente análise, envolvendo etapas de limpeza e desacoplamento do fóssil da rocha, avaliação documental, coleta de dados e registros, os pesquisadores puderam concluir que o animal viveu há, aproximadamente, 250 milhões de anos na Terra, anterior à presença dos dinossauros.

Nas instalações da Unipampa, a nova espécie recebeu o nome Kwatisuchus rosai – Kwati em referência ao termo Tupi para "focinho comprido" e rosai em homenagem ao paleontólogo Átila Stock Da-Rosa, da Universidade Federal de Santa Maria, pioneiro na área.

A descoberta integra um projeto do Laboratório de Paleobiologia da Unipampa. A fim de popularizar a ciência, a equipe de pesquisadores realizará uma exposição com réplicas dos animais e fósseis, impressas em 3D. Previsto para o segundo semestre deste ano, o evento vai ocorrer em São Gabriel.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 239157
Usuários Online: 465
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!