Após fortes temporais terem atingido o Rio Grande do Sul na terça-feira (16), provocando estragos em diversos municípios, a previsão do tempo aponta que altos volumes de chuva devem cair sobre o estado entre esta quarta (17) e quinta-feira (18).
De acordo com a Climatempo Meteorologia, a ação uma área de baixa pressão atmosférica – que antecede a formação de um ciclone extratropical sobre o Oceano Atlântico, prevista para sexta-feira (19) – ainda deve provocar fortes rajadas de vento ao longo de quinta, especialmente no Litoral Norte e no Norte do RS.
De acordo com a meteorologista da Sala de Situação do governo do estado, Cátia Valente, as regiões Central e Norte do RS já devem ser atingidas pela instabilidade ao longo da tarde de quarta, enquanto Região Metropolitana, região mais atingida na terça, o Norte, o Litoral Norte e os Vales devem ter precipitação entre o fim da noite e a madrugada de quinta.
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) está com três alertas vigentes para o Rio Grande do Sul: um vermelho (grande perigo), um laranja (perigo) e um amarelo (perigo potencial).
O primeiro deles, válido até o meio-dia de quinta, abrange a metade norte do estado e quase todo o território catarinense. O comunicado aponta chuva superior a 60 mm por hora ou maior que 100 mm ao dia, ventos superiores a 100 km/h e queda de granizo.
O alerta laranja, válido até as 10h de quinta-feira, cobre praticamente todo o território gaúcho, exceto por pontos mais próximos à fronteira com o Uruguai. A chuva prevista fica entre 50 e 100 mm, com ventos intensos e possibilidade de queda de granizo.
O alerta amarelo comunica a possibilidade de chuvas intensas até a meia-noite em uma faixa que vai de Uruguaiana, na Fronteira Oeste, até Rio Grande, no Litoral Sul.
A Climatempo reforça que, além dos ventos associados à ocorrência de tempestades, há também previsão de rajadas moderadas devido à baixa pressão que antecede o desenvolvimento do ciclone extratropical no mar, onde estará em alto-mar.
Quanto às bacias hidrográficas, que inundaram diversas regiões do estado ao longo de 2023, a meteorologista chamou atenção sobretudo para a região do Litoral, e dos vales do Caí e do Paranhana, que podem ter o que a Sala Situação chamou de "resposta hidrológica" ao longo desta quarta e quinta-feira, ou seja, aumento do nível dos rios. A Defesa Civil emitiu, na tarde de quarta, um alerta válido por 24h para possível inundação no Rio Caí a partir de São Sebastião do Caí.