Após ser alvo de polêmica, a diplomação dos 50 conselheiros tutelares eleitos em Porto Alegre terá sede e data novas. A solenidade estava prevista inicialmente para ocorrer em uma igreja evangélica, no dia 3 de janeiro. A escolha do local dividiu opiniões entre grupos conservadores e progressistas.
A definição ocorreu nesta quinta-feira (21). Com a mudança, o ato será realizado às 18h do dia 8 de janeiro, no Teatro Dante Barone, localizado na Assembleia Legislativa do RS. O espaço já havia sediado a mesma cerimônia em 2020.
No novo convite enviado, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social estabelece que cada conselheiro tutelar eleito poderá convidar duas pessoas para sua diplomação.
Conforme o site oficial da Assembleia Legislativa, o Teatro Dante Barone dispõe de 557 poltronas e 11 áreas para o posicionamento de cadeiras de rodas.
Em manifestação anterior, a Secretaria informou que a escolha pela sede de uma igreja evangélica havia se dado por "falta de local que estivesse livre para esta data". A pasta acrescentou, na ocasião, que "não haveria uma cerimônia religiosa, seria usado apenas o espaço do salão de festas da igreja".
A eleição de conselheiros tutelares deste ano na Capital contou com 171.296 votos válidos, 44.211 brancos e 14.918 nulos. O Executivo municipal contabilizou o total de 46.085 eleitores. O número superou o total de 2019, que registrou 43.754 votantes.