Miguel e Helena foram os nomes mais registrados em cartórios do RS pelo terceiro ano consecutivo, de acordo com dados do Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), divulgados nesta segunda-feira (18). Os dois nomes são seguidos de Arthur, Cecília e Alice na preferência dos pais em 2023. Entre os 30 escolhidos, nomes como Gael, Davi, Ravi Noah e Isaac se destacam entre os homens, e Maite, Liz, Aurora, Isis, Maya e Eloá, entre os registros femininos.
Ainda de acordo com a associação, desde o ano passado é possível alterar o nome do recém-nascido, em consenso entre os pais, até 15 dias após o nascimento. As novas regras também permitem que qualquer pessoa maior de 18 anos possa alterar seu nome em cartório, independentemente do motivo e sem necessidade de pedido judicial.
Passado um ano da permissão, os Cartórios de Registro Civil do Rio Grande do Sul registraram um total de 41 mudanças de nome sem a necessidade de processo judicial e independentemente de prazo, motivação, gênero, juízo de valor ou de conveniência (salvo suspeita de vício de vontade, fraude, falsidade, má-fé ou simulação).