A Polícia Civil do Rio Grande do Sul, com apoio de policiais de São Paulo, prendeu temporariamente, em Guarulhos (SP), 15 suspeitos de aplicar o 'golpe do 0800'. De acordo com a delegada Luciane Bertoletti, a operação desta quarta-feira (25) desarticulou a organização criminosa interestadual responsável pela fraude.
Havia outros mandados de prisão temporária para serem cumpridos, mas essas pessoas não foram localizadas e estão foragidas, segundo a polícia. Também foram apreendidos celulares, dinheiro e cartões de contas bancárias usadas nos golpes.
Conforme a polícia, os presos são nove homens e seis mulheres. A investigação apurou que havia uma divisão de funções no esquema: alguns atuavam na abordagem das vítimas, uns operavam as contas e outros faziam as chamadas e "atuavam teatralmente".
"A complexidade com que os criminosos desenvolvem e aplicam esse tipo penal se camufla perfeitamente na dinâmica diária de trabalhadores, fazendo com que o número de vítimas e seus prejuízos sejam cada vez maiores", explica a delegada.