O Governo do Rio Grande do Sul apura um possível novo foco de gripe aviária em mamíferos marinhos caso se confirme, será o terceiro desde quarta-feira (4). Um leão-marinho foi encontrado morto na Praia Real, em Torres, no Litoral.
De acordo com a Secretaria da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação (Seapi), houve a coleta de material genético do corpo do animal, que foi encaminhada para análise em laboratório. Somente após a avaliação é que será possível confirmar a causa da morte.
Em reunião com o governo do RS nesta segunda (9), a Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs) alertou que animais têm sido encontrados mortos ou doentes entre a Praia Real e a Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar.
Até agora, o RS identificou dois focos de gripe aviária em mamíferos marinhos: na Praia do Hermenegildo, em Santa Vitória do Palmar, e na Praia do Cassino, em Rio Grande.
Essas notificações não alteram a condição sanitária do estado e do país de livre da gripe aviária perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA) porque não há registro da doença na produção comercial.
Apesar das infecções humanas com vírus da influenza aviária serem raras, o Governo Federal solicita à população que evite se aproximar do local onde os focos foram registrados e que não toque em animais doentes ou mortos para prevenir o contágio e a disseminação da doença.