Chico ficou famoso na última semana. Um dos leões marinhos que aparece em um vídeo mostrando os animais próximos a cachorros, no Cais do Porto de Rio Grande, no Sul do RS, viralizou após o alagamento que atingiu o centro da cidade. Após a "fama", o animal ganhou um perfil em uma rede social.
"Nasci no Uruguai, meu país de origem e sempre uma certa época do ano vinha por essas águas rio-grandinas em busca de ? me aposentei e fiquei", informa o perfil do animal, com mais de 600 seguidores até a última atualização desta reportagem.
Na cidade, eles já eram conhecidos. "O Chico eu conheço muito bem. Eu botava comida para ele, na boca dele", diz o pescador Rodrigo Freitas de Castro.
Segundo o Centro de Recuperação de Animais Marinhos, na verdade, são dois machos. Segundo a coordenadora, Paula Lima Canabarro.
São adultos em idade avançada. "Já não retornam mais para suas colônias reprodutivas, para o seu ciclo biológico natural. Estão saudáveis, se alimentam ali naquela região e escolheram esses pontos para descansar", afirma.
Chico e o amigo são simpáticos, mas a recomendação é cuidar ao tentar aproximação. "O que a gente orienta é: que se mantenha uma certa distância desses animais, de dois, três metros no mínimo. Eles são animais selvagens, embora estejam bem acostumados com a presença humana. Nós precisamos respeitar um limite mínimo de distância desses animais".
Conforme a diretora, caso eles se sintam ameaçados, podem acabar machucando alguém. Também não é recomendado oferecer alimento.