Municípios gaúchos divulgaram, neste domingo (1º), o resultado das eleições para Conselho Tutelar.
De acordo com a prefeitura de Porto Alegre, 43.908 eleitores compareceram às urnas. Destes, 163.522 foram considerados votos válidos, 41.923 votos brancos e 13.913 votos nulos. Não houve registro de problema com as 273 urnas. Foi possível votar em até cinco candidatos.
Na Capital, 9 das 10 microrregiões escolheram seus representantes. São cinco conselheiros eleitos em cada microrregião e mais 10 suplentes. Por causa das enchentes nas ilhas, as eleições da microrregião 1 de Porto Alegre (correspondente aos bairros Anchieta, Arquipélago, Farrapos, Humaitá, Marcílio Dias, Navegantes e São Geraldo) foram adiadas. Uma nova data será marcada.
No Rio Grande do Sul, a votação foi adiada em três cidades atingidas pelos temporais dos últimos dias: Muçum, Lajeado e Bagé.
Os conselheiros são responsáveis por zelar pela proteção de crianças e adolescentes, e recebem remuneração, que varia de cidade para cidade. Eles assumem em 10 de janeiro 2024 e terão mandato de 4 anos. É cabível a reeleição por vários mandatos.
A eleição é organizada pelos conselhos municipais de direitos da criança e do adolescente, e fiscalizada pelo Ministério Público.