noticias827 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Para evitar inundações causadas pelo Guaíba, prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas

No Cais Mauá, um dos pontos turísticos da cidade, nível da água é de 2,75 metros. A última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história.

Publicada em 25/09/2023 às 14:45h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Para evitar inundações causadas pelo Guaíba, prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas  Compartilhar a noticia Para evitar inundações causadas pelo Guaíba, prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas  Compartilhar a noticia Para evitar inundações causadas pelo Guaíba, prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas

Link da Notícia:
Marina
cresol

Para evitar inundações causadas pelo Guaíba, prefeitura de Porto Alegre determina fechamento de comportas
Marcação da régua que marca altura do Guaíba em Porto Alegre ? Foto: Giulia Perachi/RBS TV  (Foto: foto reprodução)

A prefeitura de Porto Alegre determinou, em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira (25), o fechamento preventivo do sistema de comportas para evitar inundações causadas pelo Guaíba. O Executivo Municipal disse que a medida leva em conta a previsão chuva para o Rio Grande do Sul, além de rajadas de vento que devem represar a água.

"Daremos inicio no início da tarde [ao fechamento]. São oito portões que estão ainda abertos porque os seis que não funcionam estão fechados há bastante tempo. Vai ser um fechamento preventivo porque a gente entende que não se faz isso em 10 minutos, em 2 horas, então, não podemos esperar. Não pode chegar 3h, a água tá batendo no Cais Navegante e a decisão não ser tomada", disse o prefeito Sebastião Melo.

A última vez que houve o fechamento das comportas foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.

O Guaíba começou a encher devido à chegada da água do Rio Taquari, que recebeu as chuvas causadas pela passagem de um ciclone extratropical pelo Rio Grande do Sul na semana passada. Além disso, o RS está sob o efeito de uma frente fria que causa chuva e vento. Na semana passada, ruas ficaram submersas e casas foram alagadas.

De acordo com a Defesa Civil, a régua que mede o nível do lago no Cais Mauá, um dos pontos turísticos da capital do estado, aponta que a água está em 2,75 metros, 20 centímetros acima da cota de alerta. A cota de inundação do manancial é atingida quando o nível chega a 3 metros, ou seja, 25 centímetros acima do nível atual.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 204675
Usuários Online: 1
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!