noticias539 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

RIO GRANDE DO SUL

Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre

Na régua do Cais Mauá, ponto turístico próximo ao centro da cidade, a medição chegou a 2,67 metros, mais de 10 cm acima da cota de alerta. Cota de inundação é atingida com 3 metros.

Publicada em 19/09/2023 às 14:25h

G1 rs


Compartilhe
Compartilhar a noticia Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre  Compartilhar a noticia Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre  Compartilhar a noticia Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre

Link da Notícia:
Marina
cresol

Nível do Guaíba volta a subir e Defesa Civil emite alerta de inundação para Porto Alegre
Orla do Guaíba, em Porto Alegre, no dia 14 de setembro, quando lago ficou a 30 cm de inundar ? Foto: Pedro Piegas/PMPA  (Foto: foto reprodução)

O nível do Guaíba, em Porto Alegre, voltou a subir na manhã desta terça-feira (19), após a chuva que vinha caindo na cidade desde a noite de segunda (18). Na régua do Cais Mauá, ponto turístico próximo ao centro da cidade, a medição chegou a 2,67 metros, mais de 10 cm acima da cota de alerta de inundação.

No fim da tarde de segunda, a Defesa Civil emitiu um alerta de inundação para a cidade, válido até as 15h de terça. A cota de inundação do lago neste ponto de medição é de 3 metros, pouco mais de 30 cm do nível atual. Já na Região das Ilhas de Porto Alegre, a cota de inundação, que é de 2,2 metros, foi ultrapassada: a medição da manhã desta terça, na Ilha da Pintada, apontou nível de 2,36 metros no lago.

"Os prognósticos apontam para um acumulado de chuva na ordem de 20 milímetros para esta terça. Atualmente, o vento sopra na direção sudeste, o que não é o ideal, pensando no escoamento da água acumulada no Guaíba", avalia o coronel Evaldo Rodrigues, coordenador-geral da Defesa Civil de Porto Alegre.

Em decorrência dos alagamentos, as unidades de saúde da Ilha da Pintada e da Ilha do Pavão estão fechadas. A prefeitura indica como alternativa a unidade de saúde da Ilha dos Marinheiros, que segue atendendo a população normalmente.

Na quinta-feira (14), a alta do nível do Guaíba fez com que a prefeitura cogitasse acionar o sistema de proteção contra cheias e fechar as comportas da cidade. A água chegou a 2,7 metros, 15 centímetros acima da cota de alerta e pouco mais do que o nível atual. A última vez que as comportas da cidade precisaram ser fechadas por conta de inundações foi em 2015, quando o Guaíba registrou a segunda maior cheia da história, a 2,93 metros.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 204720
Usuários Online: 46
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!