O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) prestou solidariedade aos municípios do Rio Grande do Sul atingidos pelo ciclone extratropical. Em live transmitida nas redes sociais na manhã desta terça-feira (5), Lula anunciou que o chefe da Defesa Civil virá ao estado na quarta (6) e declarou que "estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário".
"Queria dar um comunicado ao Rio Grande do Sul. Amanhã, o chefe da Defesa Civil vai ao Rio Grande do Sul. E mais uma vez dizer ao povo gaúcho que estamos prontos para ajudar naquilo que for necessário", disse Lula.
O ciclone extratropical se formou no RS na noite de segunda-feira (4). Os estragos da virada no tempo começaram a ser vistos ainda durante o dia em mais de 50 cidades, que registraram fortes rajadas de ventos, aumento do nível dos rios, pessoas desabrigadas e cinco mortes, entre outros transtornos.
De acordo com o mais recente balanço divulgado pela Defesa Civil do RS, o número de desabrigados é de 426. São 215 desalojados. As cidades mais atingidas são das regiões Norte, Serra e Vale do Taquari.