A forte chuva que caiu no Rio Grande do Sul, com direito a granizo e ventos fortes, causou estragos em boa parte do estado. Entre a noite de domingo (3) e a madrugada de segunda-feira, há registros de casas destelhadas, buracos em telhados causados pelas pedras de gelo e alagamentos.
No domingo, a Defesa Civil do RS emitiu alerta para temporais, descargas elétricas, queda de granizo, rajadas de vento e chuvas volumosas. A vigência é até às 10h desta segunda-feira e atinge quase todo o estado.
Previsão de chuva forte
O início da semana traz alerta para Porto Alegre, com previsão de superar a média prevista para o mês de chuva em apenas dois dias, conforme a Climatempo Meteorologia.
O volume previsto para segunda e terça (5) é de 150mm a 180mm. A média do mês de setembro é de 148mm
Somente na segunda, a previsão é de chover 100mm, o que representa 67% da média do mês
Na faixa centro-sul, o tempo permanece chuvoso ao longo do dia. Já na faixa centro-norte, a chuva será mais intensa e há previsão de tempestades (temporais/chuva volumosa). Importante destaque, na parte extremo oeste, a condição será de muita nebulosidade e tempestades de fraca a moderada.
Na metade sul do estado, o tempo será chuvoso. E para a metade norte, há alerta de tempestades intensas.
Para o Noroeste, Centro e Leste do estado, também chove bastante, entre 40 e 60 mm/dia, podendo chegar a 110 mm/dia pontualmente, de acordo com a Defesa Civil estadual, que também alerta para descargas elétricas, queda de granizo, vento forte e alagamentos.