Duas pessoas foram presas e 11 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nesta terça-feira (29) pela Polícia Federal (PF) no Rio Grande do Sul, em Santa Catarina e em São Paulo. De acordo com a PF, a operação desarticulou um grupo que supostamente trazia mercadorias para serem vendidas em freeshops irregularmente. Cerca de três toneladas de produtos foram apreendidos.
Segundo a PF e a Receita Federal, os produtos eram trazidos da China e dos Estados Unidos para serem revendidos nos freeshops das cidades uruguaias de Aceguá e Rio Branco, mas entravam no Brasil de forma ilegal pela fronteira do RS e eram revendidas sem o recolhimento de impostos.
Os produtos também eram transportados em caminhões e ônibus para grandes depósitos em São Paulo, onde eram estocados e abasteciam o comércio na Rua 25 de março.
A investigação afirma que, ao retornar para o Rio Grande do Sul, o grupo usava a mesma logística para transportar e distribuir cargas de cigarro de origem paraguaia no estado.
Ao longo da investigação, os agentes fizeram 26 abordagens e prisões em flagrante. Foram apreendidas mercadorias como cigarro, bebidas, vestuário e equipamentos eletrônicos, além de 18 caminhões, quatro ônibus, três vans e seis veículos de passeio.
O grupo é investigado desde maio do ano passado por contrabando e descaminho a omissão de pagamento dos impostos devidos em uma transação de compra.