Quinze pessoas foram presas e dois empreendimentos multados por fabricação e uso indevido de explosivos em minas de pedras preciosas em Ametista do Sul, no Noroeste do RS, nesta terça-feira (25), em uma força-tarefa conjunta entre órgãos de Justiça e Meio Ambiente. Os presos são proprietários dos garimpos que, segundo investigações, não possuem permissão e licença de operação da Fepam.
Foram fiscalizadas minas de garimpo de gemas e um hotel construído em uma mina desativada. Segundo o Comando Militar Sul, 975 kg de pólvora foram destruídos.
Os proprietários fazem parte da Cooperativa de Garimpeiros do Médio e Alto Uruguai, que foi autuada por estar em situação irregular, uma vez que fabricavam, armazenavam e usavam pólvora para explosões em locais indevidos. Eles foram encaminhados para a Polícia Federal de Passo Fundo.
O hotel foi autuado por não possuir certificado de registro, utilizar pólvora mecânica para demonstração com turistas e adquirir o produto sem autorização, o que, de acordo com o Ministério Público do Trabalho, atentava contra a segurança dos visitantes e dos trabalhadores do local.