De acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, divulgado nesta quinta-feira (20), o Rio Grande do Sul lidera o ranking de Estados com o maior número de registros ativos de armas de fogo por cidadãos comuns. Os dados foram levantados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública e consideram os registros feitos no Sistema Nacional de Armas da Polícia Federal.
O Estado possui um total de 227,9 mil registros ativos de armas de fogo por parte de cidadãos. No entanto, conforme o FBSP, esses números não englobam os registros de servidores públicos que têm o porte de arma por prerrogativa de função, bem como os órgãos públicos. Segundo a PF, essa categoria inclui forças policiais, guardas municipais, guardas portuárias e a Receita Federal.
Apesar de ser a sexta unidade da Federação mais populosa, o Rio Grande do Sul ocupa a segunda posição em número total de registros ativos de armas de fogo, ficando apenas atrás de São Paulo. Segundo os dados apresentados, 83,4% das armas registradas no RS pertencem a cidadãos comuns. Em comparação com São Paulo, que possui um total de 359,1 mil armas com registro ativo, apenas 40,4% delas, ou seja, 145,3 mil, estão nas mãos de cidadãos comuns.