Institutos meteorológicos preveem que um novo ciclone extratropical deve atingir o Rio Grande do Sul a partir desta quarta-feira (12). Será o terceiro em menos de um mês.
O próximo ciclone deve se formar devido à entrada, no estado, de mais uma frente fria. No entanto, o fenômeno não deve ter intensidade semelhante a do de junho, pois, agora, não há um ambiente de calor.
"Caso até esta segunda-feira (10) a tarde se aqueça de uma maneira muito rápida, pode ser que a gente tenha o ciclone se formando. O que está previsto é a entrada da massa de ar frio. Tomara que ela seja de rápido deslocamento e cause só chuvas nos próximos dias", explica Ludmila Pochmann, meteorologista do Ar Puro Meteorologia e Qualidade do Ar.
Para esta semana, tá prevista uma massa de ar frio de tamanho moderado moderada. O prognóstico é de muita chuva.
O primeiro ciclone registrado no estado em 2023 aconteceu em 16 de junho. O fenômeno causou mortes, estragos e expulsou pessoas de casa em diversos municípios do estado. O segundo, que passou pelo estado na sexta (7), bloqueou estradas, deixou famílias ilhadas, no sábado (8), mas causou menos prejuízos.