Depois de ter vencido o Fluminense no jogo de ida por 2 a 1, em Curitiba, o Grêmio tem a vantagem de empatar no Maracanã, nesta terça-feira (20), para avançar às quartas de final da Libertadores. Neste cenário, o técnico Renato Portaluppi pode usar uma formação até então inédita nesta temporada: três zagueiros, com um centroavante na frente.
A utilização do trio de defensores não é uma novidade. O Tricolor recorreu a ela quando precisou se reinventar para estancar os gols sofridos e deixar a zona de rebaixamento do Brasileirão. A novidade está na parte ofensiva, já que Cristaldo atuou como um camisa 9 nas quatro oportunidades.
A primeira vez que isso ocorreu foi no dia 25 de julho, quando empatou em 2 a 2 com o Corinthians, em São Paulo, pelo Brasileirão. Depois, repetiu a estratégia contra o Vasco, como mandante, em Chapecó, vencendo por 1 a 0. Por fim, usou novamente nos dois confrontos com o Corinthians, pela Copa do Brasil, que terminaram empatados em 0 a 0, e tiveram a classificação paulista nos pênaltis.
Em todas ocasiões, não havia um homem na área adversária. Diego Costa estava retornando de lesão muscular, Braithwaite não tinha condições legais para atuar e o jovem Arezo foi uma alternativa no banco de reservas.
A partir da estreia do dinamarquês, marcando dois gols contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, o time voltou a jogar com uma dupla de zagueiros. Desta vez, sob o argumento de reforçar a defesa, com o experiente Geromel ou o jovem Gustavo Martins na vaga do suspenso Rodrigo Ely, Renato precisará sacar outro jogador da escalação original: Pavon ou Cristaldo.
Com este desenho, o Grêmio pode entrar em campo com: Marchesín; Geromel (Gustavo Martins), Jemerson e Kannemann; João Pedro, Dodi, Villasanti e Reinaldo; Cristaldo (Pavón), Soteldo e Braithwaite.
Relembre os jogos em que o Grêmio usou três zagueiros:
-25/7 - Corinthians 2x2 Grêmio (Brasileirão):
Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann; Fabio, Edenilson, Villasanti e Reinaldo; Nathan, Soteldo e Cristaldo.
-28/7 - Grêmio 1x0 Vasco (Brasileirão):
Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann; João Pedro, Dodi, Villasanti e Reinaldo; Pavón, Soteldo e Cristaldo.
-31/7 - Corinthians 0x0 Grêmio (Copa do Brasil):
Marchesín; Rodrigo Ely, Geromel e Jemerson; João Pedro, Carballo, Villasanti e Reinaldo; Pavón, Soteldo e Cristaldo.
-07/8 - Grêmio 0(1)x(3)0 Corinthians (Copa do Brasil):
Marchesín; Rodrigo Ely, Jemerson e Kannemann; João Pedro, Carballo, Villasanti e Reinaldo; Pavón, Soteldo e Cristaldo.