Pressionado na temporada, o Internacional tem grande oportunidade de ganhar fôlego ao entrar em campo pela Copa Libertadores. Nesta quinta-feira, às 21h, visita o Metropolitanos-VEN, no Olímpico de la UVC, em Caracas, na Venezuela, pela quarta rodada, que marca o início do returno. O duelo pode ser um divisor de águas, pois uma vitória fará com que o Internacional, terceiro colocado com cinco pontos, assuma a liderança do Grupo B.
Isso porque o Independiente Medellín, da Colômbia, superou o Nacional, do Uruguai, por 2 a 1, e assumiu a ponta com sete pontos, mesmo número dos uruguaios.
Além disso, o Metropolitanos é o único time que ainda não pontuou na competição. Na Libertadores, o Internacional empatou, por 1 a 1, com o Independiente Medellín, venceu o próprio Metropolitanos, por 1 a 0, e empatou com o Nacional, por 2 a 2.
Na temporada, porém, não vence há seis jogos. Além do empate com os uruguaios, perdeu para São Paulo, Athletico-PR, Atlético-MG e, no último jogo, para o Grêmio, por 3 a 1, todos pelo Brasileirão. Entre esses jogos, ainda foi derrotado pelo América-MG, por 2 a 0, no jogo de ida das oitavas da Copa do Brasil. São cinco derrotas consecutivas.
Após a derrota no Gre-Nal, houve forte pressão por mudanças, incluindo a demissão do técnico Mano Menezes, o que não se concretizou. Entretanto, o clube anunciou as saídas do diretor executivo William Thomas e do coordenador técnico Sandro Orlandelli.