A proposta da UCEFF para a implantação do curso de Medicina em Tenente Portela superou mais uma etapa importante. O projeto, desenvolvido em parceria com o Município, foi aprovado nas fases de análise de admissibilidade e de capacidade econômico-financeira da mantenedora. Agora, a proposta segue para a etapa de análise de mérito, com o resultado preliminar das cidades que sediarão os quatro cursos previstos para o Rio Grande do Sul sendo divulgado no dia 28 de março.
O anúncio foi feito pela Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior do Ministério da Educação (SERES/MEC) no dia 31 de janeiro. A notícia foi celebrada em uma reunião virtual realizada na mesma noite, com a participação de representantes da UCEFF e do Governo Municipal. Estiveram presentes a pró-reitora da UCEFF, Alexandra Raffaelli, e a procuradora institucional, Natálie Schneiders, além do prefeito Rosemar Sala e o secretário de Administração e Comunicação Social, Paulo Farias.
Além do projeto de Tenente Portela, outras 17 propostas estão classificadas no Rio Grande do Sul, abrangendo nove regiões de saúde. Na região "Caminho das Águas", que inclui 26 municípios, Tenente Portela é a única cidade habilitada. As propostas classificadas seguem para uma fase decisiva, com a divulgação do resultado preliminar marcada para 28 de março. O edital prevê que até quatro regiões serão contempladas no Estado.
O cronograma estabelece que o prazo para interposição de recursos ao resultado preliminar vai até 11 de abril. A divulgação do julgamento dos recursos e a homologação do resultado final estão previstas para 30 de maio.
A implantação do curso de Medicina em Tenente Portela representa um avanço significativo para a região, promovendo o desenvolvimento educacional e econômico local. A comunidade aguarda com expectativa os próximos passos desse projeto que pode transformar a realidade da saúde e da educação na região.