Nesta quarta, 15, o Centro Especializado em Reabilitação (CER) do Hospital Santo Antônio (HSA) de Tenente Portela, comemorou 10 anos. Um evento reuniu dirigentes e colaboradores da casa de saúde, pacientes e familiares, e representantes de vários segmentos da comunidade. O prefeito, Rosemar Sala, participou e levou o reconhecimento do Poder Público a este importante serviço. Ele parabenizou todos os envolvidos, em especial a presidente, Mirna Braucks, pelo esforço em manter ativo este centro que atende toda a região.
O CER de Tenente Portela é referência para o Norte do Estado no atendimento de pessoas com deficiência física, visual e auditiva. Os pacientes são atendidos por uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo melhorar a capacidade física, mental, social e funcional, proporcionando maior autonomia e qualidade de vida aos usuários. O centro é um ponto de atenção ambulatorial especializada que realiza diagnóstico, tratamento, adaptação e manutenção de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção.
Conforme números apresentados pela fisioterapeuta Luana Dryer, que coordena as atividades do CER, nestes 10 anos, foram atendidas 69.035 pessoas. Entre os equipamentos distribuídos destaque para 4.000 cadeiras de rodas; 7.000 aparelhos auditivos, 3.840 óculos, 6.520 órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção. Para Rosemar Sala estes números comprovam a importância do CER e o quanto ele tem devolvido a esperança para milhares de pessoas.