A semana esta sendo de intenso trabalho na coleta de entulhos na área urbana da cidade. Estão envolvidos diretamente cerca de 15 servidores da Secretaria de Políticas Estruturantes e Zeladoria. São duas equipes empenhadas em dar conta da demanda. A força-tarefa utiliza cinco caminhões e duas pá carregadeiras. A atividade prioriza resíduos que possam armazenar água e servir de foco para a proliferação do mosquito transmissor da dengue.
Este trabalho, que ocorre especialmente nos bairros da cidade, terá continuidade nos próximos dias, porém, é necessária a colaboração da comunidade. O principal problema é que, muitas vezes, no dia seguinte a coleta alguns moradores voltam a descartar resíduos na mesma rua. Neste momento as equipes já estão em outras regiões da cidades. Esta situação precisa ser entendida pela população para evitar o acúmulo de entulhos nas vias públicas.
Em outra frente, está sendo feita a limpezas de terrenos e espaços públicos. A ação também integra os esforço do Poder Público para eliminar criadouros do Aedes aegypti. A situação crítica vivida por Tenente Portela requer a compreensão de colaboração de todos.