As ações de enfrentamento à dengue tiveram sequência nesta segunda-feira, 29, em Tenente Portela. Agentes de saúde e de endemias visitaram residências nos bairros Operário, Renascer e São Francisco. A partir de autorização dos moradores, foi realizada a aplicação de inseticida para combater o aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue. A medida está sendo utilizada desde a última sexta-feira, 26, e seguirá ao longo desta semana nos demais bairros da cidade.
Utilizando uma bomba costal e devidamente equipados, os agentes fazem a aplicação no interior das moradias. Diferente da tradicional fumaça que dispersa inseticida no ambiente sem direcionamento, a Borrifação Residual Intradomiciliar (BRI) tem alvo definido. O produto é aplicado em paredes, rodapés, pilastras e locais estratégicos internos e externos das residências a 1,5 metro do chão, onde é mais comum que os mosquitos repousem. Após o procedimento, o inseticida cria uma película que age durante quatro meses. Todo o processo de borrifação demora, em média, quatro minutos para ser concluído.
CRONOGRAMA: conforme a Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento, a aplicação do BRI terá prosseguimento nesta terça, 30, nos bairros Ramayer, Fries e Ipiranga. Na quarta, 31, será a vez dos bairros Isabel, Paludo e Rubino Marroni. Na quinta, 01, os agentes estarão nos bairros Modelo, Bela Vista (Caxambú) e Verzeri. O roteiro terá sequência nos próximos dias chegando aos demais bairros da cidade. O trabalho ocorrerá sempre nas primeiras horas da manhã (a partir das 8h).
CENTRO: a ofensiva contra a dengue também contemplará os estabelecimentos comerciais. Em parceira com a ACISA e os Bombeiros Voluntários, será feita a aplicação do inseticida na região central. O trabalho ocorrerá a partir do final do expediente (18horas), sendo que o roteiro está sendo organizado pela ACISA. A ação terá início nesta segunda, 29.