O jornalista e professor federal Carlos André Echenique Dominguez, o Cadré, lança nesta semana seu livro-reportagem “Peabiru, o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico”. O lançamento ocorre em eventos em Frederico Westphalen, Três Passos e Tenente Portela e em Santa Maria. No livro, Cadré conta a história do Caminho do Peabiru, uma antiga rota que ligava o litoral do Peru ao sul do Brasil. O caminho foi usado por povos indígenas há milhares de anos, e foi importante para o comércio, o intercâmbio cultural e a migração.
Cadré passou cinco anos pesquisando e viajando pelo Caminho do Peabiru. Ele entrevistou pesquisadores, arqueólogos, historiadores e habitantes das regiões por onde o caminho passa. O livro é ilustrado com fotografias de Álvaro Pouey, Charles Guerra, Daniela Xu e Dea Amaral.
Lançamentos
Sobre o livro
“Peabiru, o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico” é um convite ao leitor para que conheça as mais variadas expressões do imaginário ameríndio nas paisagens do Caminho do Peabiru. Trata-se de uma reportagem em profundidade, que mescla a investigação científica com a narrativa de uma epopeia secular, desde o ancestral mundo andino até a chegada dos primeiros europeus ao litoral sul do Brasil.
Como explica o autor, o que está registrado ali são as histórias de locais e pessoas “que teimam em não desaparecer e preservam as memórias de outras maneiras de viver em paz, guiados pelo sol e pelas estrelas”.
Serviço: Publicado pela Editora In-Finita, de Portugal, ““Peabiru, o mítico caminho sagrado do Atlântico ao Pacífico” está disponível para comercialização na região de FW através da Ícaro Espaço Cultural (Fone/WhatsApp 55 9 9118 3565). Remessas para outras localidades podem ser solicitadas pelo e-mail do autor cadredominguez@gmail.com . O valor de venda é R$ 55,00 + despesas postais.
Sobre o autor: Carlos André Echenique Dominguez, o Cadré, é jornalista, professor de Jornalismo da Universidade Federal de Pelotas (UFPEL) e PhD em Comunicação e Informação-Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), onde é membro do grupo de pesquisa Imaginalis. É repórter e editor da Ponga Reportagem de Profundidade (http://pongapress.com/). Além de ter publicado reportagens em texto e vídeo, escreveu o livro “O silêncio dos afogados – O ethos jornalístico e a complexidade ambiental em Garabi-Panambi", publicado pela Editora Imaginalis.
- Cadré, durante a atividade de pré-lançamento do Livro, realizada em Pelotas (Foto: Charles Guerra)
- Em Setúbal, Portugal, autor autografou exemplares do novo livro (Foto: Fábio Pelinson)