Tenente Portela teve na tarde desta quarta-feira, 17, uma audiência exclusiva com o governador do Estado, Eduardo Leite. O encontro ocorreu na ala residencial do Palácio Piratini, em Porto Alegre. A agenda atendeu solicitação do prefeito, Rosemar Sala, que capitaneou a comitiva portelense.
Além do chefe do Executivo municipal, estiveram o vice-prefeito, Leônidas Balestrin; os vereadores, Mauro Ludwig e Derli da Silva; e os secretários de Políticas Estruturantes e Zeladoria, Salete Sala; e de Administração, Planejamento e Comunicação Social, Paulo Farias. Uma comissão de advogados de Tenente Portela, também participou.
O encontro durou quase uma hora e foi dividido em vários momentos. Primeiro, o agradecimento das lideranças locais em relação as verbas destinadas pelo Estado para a realização de obras. Entre elas, o asfalto da avenida Vivaldino Dias; a ampliação do Hospital Santo Antônio; o caminhódromo da avenida Ceres; e a modernização da iluminação do Ginásio de São Pedro e da Praça do Imigrante. Estes projetos juntos totalizaram cerca de R$ 5 milhões de reais de recursos estaduais.
No segundo momento, ocorreu a apresentação de novos pleitos. Destaque para obras estruturantes de pavimentação urbana. O primeiro projeto compreende a recuperação das avenidas Santa Rosa, Luiz Carlos Prestes, Charrua e Redenção e da rua Tupinambás. Estas vias formam o trecho urbano da ERS 330 e, por conta disso, o Município reivindica recursos do Estado para a restauração asfáltica. O prefeito também defendeu a retomada imediata da recuperação de toda a rodovia que liga Tenente Portela, Miraguaí e Redentora.
Outros dois projetos entregues ao mandatário estadual tratam da pavimentação asfáltica das ruas Tamandaré e Ipanema, incluindo vias transversais nestas duas regiões da cidade. O governador acredita que ambos poderão ser incluídos em uma nova etapa do Pavimenta RS, nos mesmos moldes do que ocorreu com a avenida Vivaldino Dias.
Um terceiro tema tratou sobre o movimento que busca a criação da segunda Vara Judicial na Comarca de Tenente Portela. O assunto foi incluído na agenda à pedido do prefeito, que tem participado ativamente desta mobilização. Os advogados Jerônimo Thorstenberge dos Santos, Diogo Feliciano Prates Thorstenberge e Tainá Splendor Sganderla Fros, que integram a Comissão Provisória Pró Segunda Vara, entregaram um documento solicitando o apoio do governador a esta demanda.