noticias916 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Cidade

Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Guarita

No RS, Força Nacional atua na Terra Indígena Guarita

Publicada em 06/01/2023 às 08:28h

G1-RS


Compartilhe
Compartilhar a noticia Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Guarita  Compartilhar a noticia Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Guarita  Compartilhar a noticia Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Guarita

Link da Notícia:
Marina
cresol

Flávio Dino autoriza uso da Força Nacional na terra indígena Guarita
 (Foto: foto Web)

O ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), autorizou a atuação da Força Nacional de Segurança Pública no Rio Grande do Sul e no Amazonas, conforme publicação nas redes sociais na noite de quinta-feira (5). Esta é a primeira vez que a determinação é feita desde que o novo ministro assumiu a pasta.

No RS, a Força Nacional teve a atuação prorrogada até 12 de março na Terra Indígena Guarita, entre o Noroeste e o Norte do estado. No Amazonas, Dino determinou o apoio da Força Nacional à Operação Arpão I, em combate ao crime organizado.

Rio Grande do Sul

 

 

A Terra Indígena Guarita, que fica entre os municípios de RedentoraErval Seco e Tenente Portela, registra conflitos em razão da disputa pela liderança da comunidade. Em 2019, o cacique da reserva foi alvo de uma tentativa de homicídio.

"Estamos prorrogando até 12 de março o emprego da Força Nacional nas atividades e nos serviços imprescindíveis à preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio", afirma Dino.

 

O relatório do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), ligado à Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), aponta que o Rio Grande do Sul é o estado com o maior número de conflitos entre indígenas relativos a direitos territoriais. O RS também é o terceiro estado com maior número de territórios indígenas. São 78 locais, 58% deles classificados como "sem providência", ou seja, terras reivindicadas pelas comunidades indígenas sem nenhuma providência administrativa para sua regularização.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 237114
Usuários Online: 828
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!