O Censo 2022 registrou até o momento 10.979 pessoas domiciliadas em Tenente Portela. O número faz parte do balanço divulgado nesta terça-feira, 8, durante a segunda reunião de Planejamento e Acompanhamento do Censo 2022, realizada no Gabinete do Prefeito.
O encontro teve a presença do coordenador regional do IBGE, Willian Matheus Heineck, que apresentou os números preliminares, haja vista que a coleta seguirá até o próximo mês. Também participaram do encontro integrantes do Governo Municipal e representantes de instituições locais.
O coordenador relatou a metodologia adotada pelo instituto. Conforme ele o território de Tenente Portela foi dividido em 34 setores, sendo que em 22 o trabalho foi concluído. Dos 12 restantes, em 10, o levantamento está em andamento e em dois ainda não foi iniciada. Estes setores ainda sem dados compreendem a Terra Indígena do Guarita.
Além de apresentar o balanço parcial, o encontro visou definir a estratégia de levantamento dos dados no território indígena. Ficou acordado que na próxima quarta-feira, 16, ocorrerá uma nova reunião que contará com a presença de lideranças indígenas. A intenção é organizar o “mutirão” que possibilite a visita dos recenseadores em todas as residências situadas na TI do Guarita.
O prefeito Rosemar Sala estima que a população de Tenente Portela deverá apresentar um ligeiro crescimento em relação a estimativa de 2021, que é de 13.385 habitantes. Isto será fundamental para que o Município possa manter e até mesmo ampliar a sua participação no FPM - Fundo de Participação dos Municípios, a principal fonte de transferências de recursos da União.
Em função disso, além apoiar o trabalho que o IBGE vem realizando até aqui, o prefeito determinou o engajamento dos gestores municipais no sentido de contribuir para que nenhum portelense fique de fora do Censo. Concluída a coleta, haverá uma chamamento focado naqueles que eventualmente não tenham sido entrevistados, para que procurem o posto do IBGE. O órgão funciona junto a Escola Estadual Cléia Salete Dalberto.