O empresário Elie Horn, fundador da Cyrela, maior construtora de luxo do Brasil, anunciou a decisão de doar 60% de sua fortuna para projetos filantrópicos. A empresa deve faturar aproximadamente R$ 10 bilhões este ano.
Aos 80 anos, o bilionário brasileiro criou o Think Tank do Bem, iniciativa que reúne 25 empresários de destaque no cenário nacional, incluindo Fabio Barbosa, CEO da Natura&Co, Ellen Gracie, ex-ministra do STF, e Guilherme Benchimol, fundador da XP Inc. O projeto tem como objetivo desenvolver e promover ações de caridade e impacto social.
Em entrevista ao Estado de S. Paulo, Horn explicou que sua decisão foi influenciada por sua fé judaica e pelos ensinamentos de seu mestre religioso, Menachem Mendel Schneerson, que o incentivou a mobilizar outros empresários para práticas filantrópicas.
"O bem é algo que dá sentido a tudo que você faz de bom", afirmou o empresário, que mantém uma visão pragmática sobre a relação entre sucesso financeiro e filantropia. "Deus é meu sócio. Se ele quer que eu faça caridade, preciso ganhar dinheiro", declarou.
Mesmo após a significativa doação, Horn não planeja se aposentar. "Tenho dois prazeres: a leitura e a filantropia", revelou o empresário, que defende uma visão ativa da caridade. "Se alguém não tem, e você tem a mais, não dar é muito egoísmo. É não tomar conta da sua existência."