O Instituto Butantan deu um importante passo no combate à dengue ao concluir, nesta segunda-feira (16), a entrega de documentos para análise da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A vacina, pioneira por ser em dose única no mundo, promete ser um aliado fundamental no enfrentamento da doença.
Resultados promissores já foram publicados em renomadas revistas científicas. O New England Journal of Medicine revelou quase 80% de eficácia geral na prevenção de casos sintomáticos, enquanto The Lancet Infectious Diseases apontou proteção de 89% contra dengue grave e com sinais de alarme, com eficácia comprovada por até cinco anos.
Os ensaios clínicos do imunizante Butantan-DV foram concluídos em junho, após acompanhamento de cinco anos do último participante. O diretor do Instituto Butantan, Ésper Kallás, demonstra confiança na aprovação do registro.
Caso seja aprovada, a instituição planeja disponibilizar um milhão de doses já em 2025, com projeção de entregar cerca de 100 milhões de doses nos próximos três anos (2025-2027). A definição dos critérios de vacinação ficará a cargo do Ministério da Saúde, por meio do Plano Nacional de Imunizações.
A expectativa é que esta vacina represente um marco importante na prevenção da dengue, oferecendo proteção significativa com apenas uma dose.