A temperatura foi dos 5ºC aos 39ºC nos últimos cinco dias no Rio Grande do Sul. Depois de cidades da Serra terem amanhecido com frio e geada na semana passada, o calor também atingiu o Estado. São José dos Ausentes teve a 5,2°C na quarta-feira (13) e municípios da Região Metropolitana de Porto Alegre registraram até 39ºC no fim de semana.
— O calor que fez no Rio Grande do Sul neste domingo (17) ficou entre os mais intensos do país. Campo Bom, com máxima de 39°C, e Teutônia, com 38,5°C ficaram entre as 10 maiores temperaturas no país — divulgou a Climatempo Meteorologia.
Porto Alegre bateu recorde de calor em 2024, com os termômetros marcando 37,6ºC no domingo, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Foi a terceira Capital mais quente do país, atrás somente de Boa Vista (RR), que teve máxima de 38,6ºC, e de Teresina, com máxima de 38ºC.
O recorde anterior era de 37,1ºC, registrado entre os dias 14 e 20 de março deste ano.
A Climatempo explica que o aumento da temperatura pode ser explicado porque o Estado está sob a influência de um efeito pré-frontal. Neste fenômeno, ocorre calor antes da aproximação de uma frente fria: o ar frio, mais denso, empurra o ar quente para cima, gerando uma compressão e elevando os termômetros.
Previsão do tempo
Nesta segunda-feira (18), as instabilidades associadas ao deslocamento da frente fria sobre a região devem reforçar as pancadas de chuva sobre o RS.
Na terça (19), a frente fria já vai se afastando do RS. O dia deve ser de tempo nublado, com chuva a qualquer hora e, especialmente a partir da tarde, as precipitações devem ganhar intensidade e pode chover forte.
A tendência é que o tempo siga instável na quarta (20), com chuva em todo o estado.