O PSDB de Porto Alegre decidiu, por aclamação, nesta quarta-feira (9), apoiar o candidato Sebastião Melo na disputa de segundo turno à prefeitura de Porto Alegre contra a candidata Maria do Rosário (PT). A decisão foi tomada em reunião ampliada do diretório municipal do PSDB.
A iminência da aliança já estava caracterizada na terça (8), quando houve encontros entre representantes do MDB e do PSDB — incluindo o governador Eduardo Leite, principal nome dos tucanos no Rio Grande do Sul.
— O PSDB é um dos poucos partidos que oficialmente é oposição ao PT no Brasil. A relação do PSDB e do MDB no Estado é histórica — disse, nesta quarta-feira (9), o presidente do PSDB em Porto Alegre, Moisés Barboza.
A candidatura de Sebastião Melo espera contar com a participação ativa na campanha do governador Eduardo Leite, considerado um cabo eleitoral de peso pelos emedebistas. Neste cenário, a intensidade da participação de Leite na campanha é uma incógnita.
— O prefeito e o MDB gostariam da presença do governador na campanha de televisão de Melo, em atos de campanha, em atividades nas ruas, porque o governo do Estado tem boa aprovação em Porto Alegre e fizemos, na eleição de 2022, 70% dos votos na cidade. Estamos muito mais próximos do projeto político de Melo de segundo turno do que da campanha da adversária — antecipou, também na terça, o vice-governador Gabriel Souza, colega de partido de Sebastião Melo.
Após o encontro de terça com os emedebistas, Leite não se manifestou à imprensa.
No primeiro turno, o governador apoiou a candidatura de Juliana Brizola (PDT). Ela ficou na terceira colocação, com 19,69% dos votos válidos. No segundo turno, conforme Juliana Brizola, a tendência é de apoio do PDT à candidata Maria do Rosário.