A mulher mais votada no país para o cargo de prefeita é Marília Aparecida Santos (PT), em Contagem (MG). Em números absolutos, ela recebeu 188.228 votos, totalizando 60,68% do total.
De acordo com a Folha de S. Paulo, esse será o quarto mandato da atual prefeita da cidade. A primeira vez foi em 2004, com reeleição em 2008. Em 2020, ela voltou a ganhar a disputa.
Nas redes sociais, Marília agradeceu ao apoio: "Juntos, seguiremos construindo uma cidade cada vez mais justa, próspera e feliz, ampliando nossas conquistas e mantendo Contagem na rota do desenvolvimento".
Marília é psicóloga e foi presidente do Sindicato dos Bancários de Belo Horizonte. Ela foi a primeira e única mulher a governar Contagem. Entre suas propostas, estão o implemento de aluguel social e moradia popular, o incentivo ao transporte a pé e por outros meios não poluentes e a criação de um programa de atendimento especial para animais.
Por outro lado, levando em conta o eleitorado do município, a prefeita mais votada foi Neusa Maria Ribeiro (PP), eleita em Serra da Saudade (MG). Ela obteve 1.084 votos — o que representa 91,84% do eleitorado da cidade.
Segundo a Folha de S. Paulo, essa será a terceira vez que a produtora agropecuária ocupará o cargo no município, o menor em população no Brasil. Os outros dois mandatos começaram em 2008 e 2012.