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Gastos com a obra de revitalização do Viaduto Otávio Rocha podem chegar a R$ 20 milhões

Previsão inicial era de investimentos na ordem de R$ 13,7 milhões. Até o momento, já foram desembolsados cerca de R$ 9 milhões com os trabalhos no local. A previsão de conclusão é fevereiro de 2025

Publicada em 16/09/2024 às 16:15h

Gaúcha ZH


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Marina
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Gastos com a obra de revitalização do Viaduto Otávio Rocha podem chegar a R$ 20 milhões
Ronaldo Bernardi / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

Após previsão inicial de investimentos de R$ 13,7 milhões na revitalização do Viaduto Otávio Rocha, o custo da obra pode chegar até R$ 20 milhões. A informação foi confirmada pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Smoi).

A revitalização está sendo executada com recursos contratados pela prefeitura com a Corporação Andina de Fomento (CAF). Conforme a Smoi, o aumento no orçamento previsto ocorreu pois foi feito um aditivo para impermeabilização do viaduto, incrementando os trabalhos necessários. Do montante projetado, já foi desembolsado até o momento cerca de R$ 9 milhões. 

A revitalização do Viaduto Otávio Rocha teve sua ordem de início assinada em novembro de 2022. A partir disso, a conclusão estava prevista para ocorrer 18 meses depois, em maio deste ano, mas alterações foram ocorrendo nos últimos meses. Atualmente, segundo a Smoi, a previsão de conclusão é em fevereiro de 2025, com cerca de 60% dos trabalhos já finalizados.

— O cronograma ficou prejudicado de maneira importante, pois, embora a água não tenha chegado ao viaduto, quase que a totalidade de seus trabalhadores foram impactados pela enchente, impedindo que comparecessem à obra, seja por dificuldade no transporte, seja por perdas de seus lares. Os alagamentos afetou o cronograma da reforma, muito possivelmente a obra seria concluída no final deste ano não fosse a enchente — complementa o secretário-adjunto da Smoi, Rogério Baú.

O lado esquerdo do viaduto, no sentido Centro-Bairro, é o que tem os trabalhos mais avançados até o momento. Nos últimos dias, inclusive, foram instalados corrimãos para pedestres no local. A Smoi não descarta que o trecho seja completamente liberado para uso antes do restante da conclusão da obra, entretanto, ainda não há uma previsão concreta para que essa liberação ocorra. 

— No tocante ao revestimento do viaduto, que é em cirex, um material que empresta beleza visual à estrutura, o lado esquerdo, sentido Centro-Bairro, encontra-se mais adiantado. Mas quanto aos serviços de impermeabilização, reforma dos espaços interiores e escadarias, os avanços se equivalem nos dois lados. A requalificação do viaduto é uma obra praticamente artesanal, por tudo que representa essa obra de arte, então o processo de execução exige permanente monitoramento da qualidade executiva empregada — reforça Rogério Baú.  

Os trabalhos no local ocorrem de segunda a sexta, entre 7h30min e 17h e entre 23h e 4h, além de eventualmente também aos sábados. Atualmente, cerca de 65 trabalhadores atuam diariamente na obra.




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