As autoridades de Seul, capital da Coreia do Sul, fizeram um apelo na semana passada para proibir a comercialização de produtos vendidos pela Shein e AliExpress, alegando que contêm elementos tóxicos que comprometem a segurança e a saúde dos consumidores.
Os produtos em questão incluem roupas íntimas, maquiagens e utensílios de esmalte, todos com substâncias potencialmente cancerígenas e outros riscos à saúde.
Roupas íntimas
Um dos principais alertas envolve roupas íntimas, nas quais foi detectada a presença de arilamina, uma substância cancerígena. De acordo com o ABC, a concentração de arilamina encontrada era três vezes superior ao limite permitido pelas normas locais. A arilamina é usada como corante e é classificada pela Agência Internacional de Pesquisa sobre Câncer (IARC) como carcinogênica para humanos (Grupo 1).
Maquiagens
Foram também identificadas substâncias nocivas em produtos cosméticos, como batons, blushes e esmaltes de unha. Esses itens continham a bactéria Staphylococcus aureus, que pode causar infecções de pele como dermatites ou erupções cutâneas. Além disso, foram detectados níveis perigosos de dioxano e níquel, que podem causar alergias e afetar órgãos vitais.
Utensílios de esmalte
Por fim, as autoridades de Seul relataram a presença de cádmio e chumbo em utensílios de esmalte, em quantidades superiores às permitidas. Esses metais pesados são altamente tóxicos e estão associados a doenças como câncer de pulmão, lesões renais e distúrbios neurológicos, afetando principalmente mulheres grávidas e crianças.