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Brasil

Novo trecho duplicado da BR-290 será liberado no dia 25 de julho

Obra não terminará antes de 2028

Publicada em 11/07/2024 às 13:52h

Gaúcha ZH


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Marina
cresol

Novo trecho duplicado da BR-290 será liberado no dia 25 de julho
A duplicação da BR-290 terá mais um trecho liberado. Mateus Bruxel / Agencia RBS A pista extra terá 13,5 quilômetros. Mateus Bruxel / Agencia RBS Ela está localizada entre os kms 214 e 228, em Pantano Grande. Mateus Bruxel / Agencia RBS Será a segund  (Foto: foto reprodução)

Daqui a duas semanas, usuários da BR-290 vão ganhar um novo trecho duplicado da BR-290. No dia 25, a rodovia terá mais 13,5 quilômetros de pista extra.

A liberação irá ocorrer no trecho de Pantano Grande, entre os kms 214,5 e 228. Ela estava prevista para ocorrer em abril, mas foi adiada. Neste trecho, somente a nova ponte sobre o Rio Tabatingaí não será entregue.

Essa é a segunda entrega de pista duplicada que a BR-290 receberá. A primeira - um trecho de um quilômetro - foi liberada há alguns anos na região de Eldorado do Sul.

A obra prevê a duplicação de 115 quilômetros, entre Eldorado do Sul e Pantano Grande. Com a nova liberação, 13% de todo o trecho já estará concluído.

Uma segunda liberação irá ocorrer em dezembro. Um trecho de seis quilômetros de pista nova, da ponte do Rio Francisquinho ao km 199, estará apto para uso.

A construção foi dividida em quatro lotes. Destes, dois trechos estão parados há anos. Como a duplicação foi realizada há muito tempo, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) aguardava parecer jurídico para saber se poderia dar prosseguimento aos mesmos contratos. 

O aval foi dado para a retomada dos trabalhos e a autarquia negocia quando as empresas voltarão a atuar no trecho entre os kms 112 e 172. A previsão indica que o lote um, mais perto da BR-116, deve ser retomado em dezembro. Já o lote dois poderá ser retomado antes, em setembro. 

A duplicação foi iniciada em 2014. Havia previsão de que a construção fosse concluída até outubro de 2017. Somente a partir de 2023 a obra voltou a ganhar mais verba.

Quando os lotes um e dois foram retomados, as obras vão durar aproximadamente três anos. Dessa forma, é possível afirmar que a obra não terminará antes de 2028, mais de dez anos depois do previsto. Além da pista extra, a obra trará cinco novas travessias urbanas, 12 pontes e 10 viadutos.




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