noticias378 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

Com alta de 139% nas vendas e aumento na rede de recarga, setor de veículos elétricos consolida expansão

RS anotou 3.920 emplacamentos deste tipo de automóvel no acumulado de janeiro a junho, enquanto no mesmo período do ano passado ficou em 1.639 unidades.

Publicada em 08/07/2024 às 13:51h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia  Com alta de 139% nas vendas e aumento na rede de recarga, setor de veículos elétricos consolida expansão  Compartilhar a noticia  Com alta de 139% nas vendas e aumento na rede de recarga, setor de veículos elétricos consolida expansão  Compartilhar a noticia  Com alta de 139% nas vendas e aumento na rede de recarga, setor de veículos elétricos consolida expansão

Link da Notícia:
Marina
cresol

 Com alta de 139% nas vendas e aumento na rede de recarga, setor de veículos elétricos consolida expansão
Postos de recarga se espalham por estacionamentos, oficinas e shoppings de Porto Alegre, mas mesmo assim a rede precisa avançar, Jefferson Botega / Agencia RBS  (Foto: foto reprodução)

Diante do aumento de produtos disponíveis no mercado e dos primeiros passos para expansão da rede de recarga, a venda de veículos elétricos saltou no Rio Grande do Sul. O número de veículos eletrificados leves novos cresceu 139% no primeiro semestre deste ano no Estado ante o mesmo período de 2023, segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE). 

Especialistas e integrantes do setor afirmam que o crescimento consolida a expansão desse tipo de veículo no mercado nacional. Esse diagnóstico e o incentivo federal para a descarbonização dos veículos brasileiros aumentam a expectativa por possíveis investimentos da General Motors (GM) no Estado na área de eletrificação.

O RS anotou 3.920 emplacamentos de veículos leves eletrificados no acumulado de janeiro a junho. No mesmo período do ano passado, esse total ficou em 1.639 unidades. O dado considera híbridos ou movidos puramente por energia elétrica. No país, foram vendidos 79.304 carros desse tipo no primeiro semestre — avanço de 146% ante o ano passado. Os números ainda estão longe do total da frota comercializada no país e no Estado, mas seguem em crescimento exponencial (veja no gráfico abaixo).

No mês a mês, os dados mostram que o volume de vendas de elétricos teve redução brusca em maio, diante de efeitos da inundação no registro de veículos. Em junho, o setor voltou a acelerar vendas.

O diretor de veículos leves e membro do conselho diretor da ABVE, Thiago Sugahara, afirma que a expansão do setor no Brasil e no Estado ocorre em razão de um mercado que conta com uma oferta maior de produtos:

— Um dos motivos é a maior oferta de tecnologias, de modelos, de novas montadoras que estão chegando no Brasil.

No Rio Grande do Sul, os veículos 100% elétricos (BEV) responderam por cerca de 45% das vendas de eletrificados no primeiro semestre. Os híbridos plug-in (PHEV) ficam na segunda colocação, com 24,3% dos emplacamentos.

O economista Raphael Galante, da Oikonomia Consultoria Automotiva, também afirma que a expansão, tanto no país quanto no Estado, é fruto da maior oferta de veículos eletrificados no Brasil nos últimos anos. A entrada de marcas novas nos últimos anos agradou parte do público e impulsionou as vendas, segundo o consultor:

— Essas marcas caíram no gosto popular. E esse processo de expansão vai continuar, porque essas marcas BYD, GWM, elas começaram a pegar essa fatia de mercado, a entrar no gosto das pessoas.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 237741
Usuários Online: 1084
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!