noticias983 Seja bem vindo ao nosso site Rádio Cidade FM TP!

Brasil

STJ anula nomeações de servidores aprovados de forma fraudulenta no interior gaúcho

Certame ocorreu em Capão Bonito do Sul e fraudes foram objeto de reportagem do Grupo de Investigação da RBS (GDI)

Publicada em 02/07/2024 às 13:58h

Gaúcha ZH


Compartilhe
Compartilhar a noticia STJ anula nomeações de servidores aprovados de forma fraudulenta no interior gaúcho  Compartilhar a noticia STJ anula nomeações de servidores aprovados de forma fraudulenta no interior gaúcho  Compartilhar a noticia STJ anula nomeações de servidores aprovados de forma fraudulenta no interior gaúcho

Link da Notícia:
Marina
cresol

STJ anula nomeações de servidores aprovados de forma fraudulenta no interior gaúcho
Operação Cobertura, uma das ações do Ministério Público que revelaram fraudes em concursos, também expostas pelo GDI Ronaldo Bernardi / Agência RBS  (Foto: foto reprodução)

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) acaba de confirmar a anulação das nomeações relacionadas a um concurso para servidores da prefeitura de Capão Bonito do Sul, região nordeste do Estado. É a culminância de um longo processo judicial que revelou fraudes no certame. Quatro servidores aprovados naquele concurso foram afastados na última sexta-feira (28).

O concurso foi realizado em 2011, na gestão do prefeito Francisco Dimorvan Dutra Vieira (PTB, na época, hoje no Podemos). E desde o início o certame ficou sob suspeita. O caso foi revelado por este colunista numa série de reportagens do Grupo de Investigação da RBS (GDI). Conforme mostrado, e-mails de uma assessora graduada da prefeitura para o organizador das provas determinaram a alteração nas notas dos candidatos. Motoristas, fiscais, professores. Para ficar num exemplo: um fiscal sanitário que ficou em 8º lugar na lista preliminar do concurso acabou em 1º, a pedido da gestora municipal.

O direcionamento do concurso foi alvo de uma operação do Ministério Público, que pediu a anulação do certame, por fraude. O MP constatou que as provas foram manipuladas e respostas alteradas, para beneficiar determinados candidatos. Eles contestaram os indícios e o caso virou uma batalha judicial. O prefeito Vieira negou conhecimento sobre qualquer fraude. 

A anulação aconteceu, mas de forma parcial, para evitar prejuízo aos concorrentes que não foram envolvidos na fraude. Seis servidores foram identificados como beneficiários e continuaram trabalhando ao longo dos últimos anos, enquanto pendiam recursos contra as decisões judiciais que determinaram a anulação.

A novela terminou semana passada, com a decisão do STJ. O atual prefeito de Capão Bonito do Sul, Felippe Rieth (PDT), determinou na própria sexta-feira (28) o afastamento de quatro servidores beneficiados no concurso fraudulento (outros dois já tinham saído da prefeitura). O município agora terá de remanejar funcionários de setor para preencher as funções que ficaram vagas, já que novos concursos nessa área administrativa não podem ser feitos em ano eleitoral (como é o caso de 2024).




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (55) 9 9709-8207

Visitas: 236925
Usuários Online: 662
Copyright (c) 2024 - Rádio Cidade FM TP
Converse conosco pelo Whatsapp!