O governo federal deu início a tratativas para auxiliar a dupla Gre-Nal a enfrentar os prejuízos da enchente de maio. A iniciativa partiu do ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul. Paulo Pimenta disse à coluna que uma das alternativas à mesa é a suspensão do pagamento de parcelas do Profut, programa criado em 2015 para renegociar dívidas dos clubes brasileiros junto à Receita Federal e outros órgãos. A suspensão foi adotada temporariamente na pandemia.
Pimenta também teve as primeiras conversas para tentar habilitar a dupla a empréstimos com juros baixos e carência, na mesma linha criada para empresas de grande porte. Será necessário, no entanto, ajustar regras do programa federal para permitir o acesso por clubes com estrutura de associação civil.
Outras medidas ainda não antecipadas pelo ministro estão sendo estudadas para auxiliar as diretorias na recuperação da Arena e do Beira-Rio. Uma reunião deve ocorrer em Porto Alegre na próxima semana para discutir estas medidas.
Pimenta também antecipou à coluna dois pedidos já oficializados à Confederação Brasileira de Futebol (CBF). O ministro solicitou que o presidente da entidade, Ednaldo Rodrigues, defenda junto à Federação Internacional de Futebol (Fifa) que a abertura da Copa do Mundo Feminina de Futebol de 2027 seja transferida do Maracanã (RJ) para Porto Alegre. É uma forma de "apoio e homenagem ao povo gaúcho", argumentou Pimenta.
Em outro documento, o ministro defendeu que a próxima rodada das eliminatórias da Copa do Mundo de 2026 seja realizada na capital gaúcha. A Seleção Brasileira tem jogo marcado contra o Equador, com data prevista para 5 de setembro deste ano.