Eloína Gonçalves Born, primeira pessoa a receber uma dose de vacina contra a covid-19 no Rio Grande do Sul, faleceu na manhã desta terça-feira (26), em Porto Alegre, aos 102 anos. Ela recebeu a primeira dose do imunizante no dia 18 de janeiro de 2021, quando tinha 99 anos, em cerimônia realizada no Hospital de Clínicas.
O velório ocorre hoje, a partir das 15h na capela G do Cemitério São Miguel e Almas, no bairro Azenha. A cerimônia de despedida deve ter encerramento por volta das 18h, quando o corpo de Eloína será cremado. A causa da morte não foi divulgada.
Dona Eloína, com era conhecida, era a residente com mais idade do Donna Care Lar de Idosos, onde vivia há muitos anos. Por isso, o Núcleo de Residenciais Geriátricos – Moderna Idade do Sindicato dos Hospitais e Clínicas de Porto Alegre (Sindihospa) a selecionou para ser a primeira gaúcha a receber o imunizante. Na época ela estava prestes a completar cem anos.
Na instituição, tinha uma rotina tranquila: assistia televisão, realizava compras pela internet e gostava de ouvir samba e música sertaneja. Apreciava comer pastel e cueca virada, e, quando podia, brindava com uma cerveja.