A oitava edição da Expoagro Cotricampo encerrou no sábado, dia 24, com faturamento superior a R$ 374 milhões. O saldo é 6,8% maior que os R$ 350 milhões totalizados na edição do ano passado e confirma a expectativa inicial do presidente da Cooperativa Tritícola Mista Campo Novo (Cotricampo), Gelson Bridi. “Os bancos e as cooperativas de crédito emprestaram muito dinheiro na feira, mais que em outros anos”, pontuou.
A avaliação também é positiva quanto à presença do público no Campo Experimental da Cotricampo, em Campo Novo. A exposição durou quatro dias - um a mais que as edições anteriores - e contabilizou 42,4 mil visitantes.
“Por mais que nosso agricultores estejam receosos e com dificuldades devido aos baixos preços das commodities, os números são positivos e engrandecem a equipe da cooperativa, as entidades, os patrocinadores e os expositores que ajudaram a fazer a feira”, celebrou Bridi.
A projeção da cooperativa, antes de iniciar a feira, era de superar a marca das 40 mil pessoas.
O último dia da exposição teve como destaques o Seminário Duas Safras, realizado pelo Senar-RS, o banho de leite e o desfile das campeãs leiteiras na Arena Bovinos. “O evento consagrou a genética da Granja Garzella, de Catuípe, que se consagrou como o grande destaque da feira, que contou pontos também para o Circuito Exceleite”, divulgou a Associação dos Criadores de Gado Holandês do Rio Grande do Sul (Gadolando), ao participar do evento pela segunda vez consecutiva.
Outro destaque foi a dinâmica de máquinas agrícolas, promovida por indústrias do setor. A atividade ocorreu todos os dias da feira e aproximou a tecnologia dos drones ao trabalho do campo. Controlados por aplicativo de celular, os instrumentos chamaram a atenção principalmente dos pequenos agricultores, que buscaram autonomia e mobilidade no dia a dia.