Dois presos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, conseguiram escapar do cárcere na madrugada da última quarta-feira (14) e se tornaram os primeiros detentos da história a fugir de uma prisão de segurança máxima do sistema prisional federal. Tanto Ministério da Justiça e Segurança Pública quanto governos estaduais reforçaram suas redes de segurança para conseguir encontrar os fugitivos.
Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça, suspeitos de terem ligações com a facção criminosa Comando Vermelho (CV), no Acre, ainda estavam foragidos até a tarde desta quinta-feira (15). Uma série de dúvidas sobre como a dupla teve êxito na fuga ainda ronda o caso.
Ainda não há informações oficialmente divulgadas de como Deibson Cabral Nascimento e Rogerio da Silva Mendonça conseguiram escapar da penitenciária de segurança máxima de Mossoró.
De acordo com o ministro Ricardo Lewandoswski, os dois presos utilizaram ferramentas encontradas dentro do presídio para escapar.
— Eles usaram um alicate que certamente estava jogado no canteiro de obras, quando deveria estar trancado, como ocorre em outras reformas de presídios— explicou.
A penitenciária federal está passando por uma reforma, e a Secretaria Nacional de Políticas Penais do Ministério da Justiça (Senappen) suspeita que essas obras possam ter facilitado a fuga dos dois detentos.