O objeto cilíndrico que caiu 'fervendo' do céu em cima de um carro em Santos, no litoral de São Paulo, é um cartucho de sinalizador náutico de emergência. A origem do item foi apontada em um laudo da perícia da Polícia Civil.
O impacto da queda do artefato amassou o teto e disparou o alarme do veículo, que estava estacionado na garagem de uma casa no bairro Embaré. Segundo Marcel de Camargo, dono do carro, foi possível ouvir um barulho semelhante ao de uma 'explosão' de dentro da residência. O objeto foi posteriormente entregue ao 3º Distrito Policial da cidade.
De acordo com o laudo, o item não possui inscrições de marca, modelo e número de série, ou seja, "quaisquer inscrições que permitam identificação de origem". A partir disso, ele foi enviado ao Núcleo de Física do Centro de Exames, Análises e Pesquisas do Instituto de Criminalística (IC) de São Paulo.
"Trata-se de um cartucho de sinalizador náutico de emergência, que é disparado por uma pistola apropriada, lançando ao ar uma carga pirotécnica de elevada emissão luminosa com a finalidade de auxiliar na localização da embarcação em condição de emergência".