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Brasil

Nº de professores formados em EAD na rede privada dobra em 10 anos, chega a 60% e acende alerta no MEC

De 2012 a 2022, enquanto número de alunos dessas faculdades de licenciatura só aumentava, qualidade dos cursos caía, mostra levantamento da ONG Todos Pela Educação. Ministério da Educação diz que tem como prioridade retomar o crescimento da modalidad

Publicada em 11/10/2023 às 14:21h

G1 Notícias


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Marina
cresol

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Maior parte dos alunos de licenciatura da rede privada escolhe formato EAD ? Foto: Reprodução/Freepik  (Foto: foto reprodução)

O índice de professores que se formaram em cursos de licenciatura à distância, em faculdades particulares, mais do que dobrou em uma década: saltou de 28,2% (2002) para 60,2% (2022). Nesse mesmo período, houve uma queda na qualidade dessas graduações.

Os outros cursos de ensino superior, apesar de também registrarem um crescimento expressivo da educação à distância (EAD), ainda apresentam uma parcela de concluintes nessa modalidade muito inferior ao das licenciaturas: a taxa subiu de 9,2% para 30,3%.

“É um fenômeno específico [dos cursos de formação de professores], por causa da regulação frágil, dos preços baixos e da alta procura”, afirma Ivan Gontijo, gerente de políticas educacionais do Todos Pela Educação.

Nesta reportagem, você entenderá quais são os principais problemas na formação docente no país, que ameaçam a qualidade da educação oferecida a crianças e adolescentes, e ainda coloca os recém-formados em posições precarizadas no mercado de trabalho:

O MEC afirmou que instaurou um Grupo de Trabalho de Formação de Professores. “A melhoria e o aumento do rigor na regulação dos cursos de licenciatura, especialmente para cursos EAD, será um dos esforços empreendidos pela pasta.” O órgão disse também que fortalecer a modalidade presencial é uma prioridade.

Priscila Cruz, presidente-executiva do Todos Pela Educação, afirma que não basta que o MEC apenas demonstre insatisfação com a atual situação precisa urgentemente coibir e regular cursos EAD de licenciatura.

"Sabemos que isso vai contra os interesses de grandes grupos de ensino superior, que têm aí uma fonte de lucro gigantesca, com pouquíssimos custos. Mas é algo que precisa ser enfrentado. Quem ganha [com o domínio da modalidade à distância] são poucos agentes, e quem perde é o Brasil inteiro."




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