A Polícia Civil, com o apoio tático e operacional da Brigada Militar, na manhã desta sexta-feira, deu cumprimento a quatorze (14) Mandados de Busca e Apreensão expedidos pelo Juízo da Comarca de Coronel Bicaco (RS). Foram empregados cerca de cem (100) policiais civis e militares. As buscas se concentraram precipuamente na Terra Indígena do Guarita, em Redentora (RS).
Se buscaram armas e munições, e elementos de prova no interesse de investigações concentradas, principalmente, na elucidação de três crimes de tentativa de homicídios dolosos ocorridos no interior da Reserva Indígena em que confrontados entre si, indígenas.
A ação policial, mais do que elucidar os fatos criminosos, pretende neutralizar o recrudescimento de fatos graves similares ocorridos naquela área nas últimas semanas/meses, inclusive a ocorrência de três homicídios consumados - autores já se encontram presos preventivamente. Por ora não foi identificada ligação suficiente com a disputa do cacicado, e, nessa parte, a ação policial tem também o escopo de eliminar/inibir ações que desestabilizem a paz e a segurança interna do povo indígena.
Por ora não há execução de medida constritiva pessoal das investigações em curso, no entanto, o resultado das buscas com o material investigativo já colhido desencadearão representações judiciais com tal finalidade.
Na ação policial de hoje foram apreendidas quatro armas de fogo (dois revólveres e duas espingardas), e munições. Três indivíduos estão sendo autuados pela posse das armas. Também foi preso um indivíduo foragido da Justiça.